
O que é Aquecimento global:
Aquecimento global é o fenômeno do aumento da temperatura média do ar perto da superfície da Terra causado pelo acúmulo, em grande quantidade, de gases poluentes na atmosfera.
Esse acúmulo acarreta uma maior retenção da irradiação do calor solar na superfície terrestre.
Especialistas indicam que a temperatura da Terra mudou ao longo de quase todas as escalas de tempo.
Esse aumento também tem grande influência das atividades humanas, principalmente a partir da primeira Revolução Industrial.

Entenda como ocorre o aquecimento global
O aquecimento global ocorre quando gases poluentes se acumulam na atmosfera e absorvem a luz solar e a radiação solar que voltam à superfície da Terra. Alguns desses gases são o metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e óxido nitroso (N2O).
Normalmente, essa radiação escaparia para o espaço, mas esses poluentes, que podem durar anos ou até séculos na atmosfera, “aprisionam” o calor e fazem o planeta ficar mais quente. Os gases do efeito estufa têm absorvido cada vez mais essa energia lançada novamente ao espaço. Esse é o grande responsável pelo aquecimento global, ou seja, pelo aumento da temperatura global no planeta.
O sol emite radiação eletromagnética em diferentes comprimentos de onda, transformando-se em energia de diferentes intensidades. A atmosfera funciona como um escudo multicamada que protege a Terra da radiação solar perigosa.
As principais causas do aquecimento global
O aquecimento global pode se originar de inúmeras causas. Todas elas aumentam a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente devido a atividades humanas, como queima de combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura.
Algumas das principais causas do aquecimento global são:
- A queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás para criar eletricidade ou abastecer automóveis. Ao queimar esse tipo de combustível, liberamos a poluição de CO2 na atmosfera;
- O Desmatamento: as plantas e árvores desempenham um papel importante na regulação do clima, porque absorvem o dióxido de carbono do ar e liberam oxigênio de volta para ele. Por isso, quanto maior o número de desmatamento, mais rápido o aquecimento global avança;
- Agricultura e criação de gado: animais, particularmente as ovelhas e o gado, produzem metano, um gás de efeito estufa. Quando o gado é pastado em larga escala, a quantidade de metano produzido é um grande contribuinte para o aquecimento global.

Consequências do aquecimento global
Aumento na incidência da ocorrência de eventos climáticos extremos
A principal consequência do aquecimento global está relacionada com um aumento na repetição e intensidade de eventos climáticos extremos, tais como enchentes, tempestades, furacões e secas. Ainda, o El Niño, um evento climático que ocorre regularmente a cada cinco a sete anos, também poderá se tornar mais recorrente, provocando secas severas no Norte e Nordeste e chuvas torrenciais no Sudeste do território brasileiro.
Um estudo mostrou que o aquecimento global está alterando profundamente o clima do Alasca. De acordo com especialistas, o número de tempestades no estado triplicará, aumentando os ricos de inundações generalizadas, deslizamentos de terra e incêndios florestais induzidos por raios.
ericafreitas347@gmail.com